Profissionais das mais diversas áreas são inspiração para muita gente que quer trilhar um caminho brilhante na respectiva área. Com a arquitetura, não poderia ser diferente.

Os arquitetos são aqueles que projetam e idealizam os espaços para os mais diversos usos humanos – seja um prédio, uma praça, uma casa ou uma área verde. Esses profissionais planejam as construções, organizam e encontram soluções para atender às necessidades do público que irá usufruir da construção.

No mundo inteiro, inúmeros arquitetos marcaram época com seus projetos divisores de águas; no nosso texto da vez, trouxemos 7 arquitetos e paisagistas famosos no Brasil que, entre outros fatores, mostram como uma construção pode ser valorizada e lembrada com um bom projeto.

Paulo Mendes da Rocha

Fonte: arcoweb.com.br

Com 90 anos de idade, o arquiteto capixaba estudou na Mackenzie, foi professor nas USP e na FAU e teve grande reconhecimento dentro e fora do nosso país: ganhou o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura, o Leão de Ouro (na Itália) e o Prêmio Imperial (no Japão).

Obras memoráveis:

Museu Brasileiro da Escultura
Museu de Arte Contemporânea da USP

Marcio Kogan

Fonte: livrariacultura.com.br

Sua carreira brilhantemente construída rendeu prêmios e obras famosas, que foram parar em país como Canadá, Estados Unidos, Peru, Portugal, Suíça e Uruguai. Hoje, Kogan é uma das principais referências da arquitetura contemporânea no Brasil.

Obras memoráveis:

Casa V4
Toblerone House
Livraria Cultura Iguatemi
Hotel Fasano SP, numa parceria com Isay Weinfeld

Roberto Burle Marx

Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br

Também artista plástico, Burle Marx foi um dos mais importantes paisagistas do país. Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo.

Obras memoráveis:

Praça de Casa Forte
Praça da República, no Palácio do Governo
Praça Euclides da Cunha

Rosa Kliass

Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Kliass se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Hoje, fundadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, autora de livros e consultora na área, é uma das profissionais brasileiras mais importantes.

Obras memoráveis:

Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Vale do Anhangabaú
Projeto paisagístico da Avenida Paulista

Luiz Carlos Orsini

Fonte: inhotim.org.br

Formado em paisagismo pela Escola Castillo de Batres, em Madri, Orsini é um dos profissionais que merecem destaque na nossa lista por ser responsável um dos projetos paisagísticos mais importantes do país, além de ser sua grande e memorável obra: os jardins de Inhotim.

O paisagista projetou os 260 mil m2 que compõem o complexo artístico e arquitetônico do museu, que abriga um enorme acervo de arte contemporânea brasileira.

Gilberto Elkis

Fonte: campaignlive.co.uk

Elkis já afirmou que é por meio da observação da natureza que se aprende o paisagismo. Não é à toa que ele, hoje um dos paisagistas brasileiros mais renomados, se considera autodidata na profissão. De origem paulista, estudou no exterior em empresas como Evergreen e Springtime Growers.

Obras memoráveis:

Jardins do Shopping Tamboré
Neogama

Oscar Niemeyer

Fonte: mineirosnaestrada.com.br

É difícil encontrar alguém hoje que nunca tenha ouvido falar em Oscar Niemeyer. Provavelmente o arquiteto mais famoso do Brasil, ele certamente tinha um estilo muito marcante em suas obras cheias de curvas. Projetou centenas de edifícios aqui e no exterior, tornando-se uma grande referência na área.

**Obras memoráveis:
**Sede da ONU
Cidade de Brasília
Capela Curial de São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha)
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Edifício Copan, em SP

A influência da arquitetura na valorização do imóvel

Seja em qual empreendimento for, uma casa, prédio, sala comercial ou apartamento, se existe um projeto arquitetônico bem feito, é possível dobrar seu preço de venda.

Se considerarmos, por exemplo, um apartamento com menos de 40 m2 nas mãos de um bom arquiteto, o espaço pode se transformar em um quarto com suíte, escritório e churrasqueira. Um profissional desse sabe deixar qualquer imóvel, além de bonito, confortável e funcional.

Também aparece suas funções pensar na harmonia e economia do projeto para quem o encomendou, toda a parte de iluminação, encanamento, parte elétrica e até a distribuição correta dos móveis com base na posição do sol!

Um futuro para os apartamentos

Arquiteto e urbanista há 25 anos, Bernardo dos Mares Guia Farkasvölgyi fundou a FarKasVölGyi Arquitetura a partir da realização de um projeto que acabou por se tornar um marco: a sede da Usiminas em Belo Horizonte.

Com um portfólio formado por mais de 900 projetos e aproximadamente 9 milhões de metros quadrados construídos no Brasil e no exterior, o escritório é reconhecido pela contemporaneidade dos seus projetos e com premiações como o Property Awards e Hotel Awards.

Bernardo Farkasvölgyi foi o profissional responsável pelo empreendimento Home Residence, da Somattos Engenharia, localizado em Belo Horizonte. O conceito de unidades compactas veio de análise sobre o estilo de vida de um público que procura mais praticidade pra rotina, mas sem deixar o conforto de lado.

Projetado para estar no entorno de espaços públicos e imóveis tombados, o Home tem o valor agregado de uma arquitetura pensada na otimização do material usado vs. a leveza, beleza e agradabilidade em cada planta do edifício.

Assista ao vídeo abaixo para ouvir o que Bernardo Farkasvölgyi tem a dizer sobre esse trabalho:

https://blog.somattos.com.br/wp-content/uploads/2019/04/VÍDEO-HOME-PRODUTO.mp4