Objetos que estão em alta nas decorações contemporâneas são os tradicionais cobogós. Peças vazadas que garantem mais privacidade aos ambientes sem interferir na iluminação.
Consagrado nas décadas de 1950 e de 1960 como objeto de decoração da arquitetura modernista, os cobogós eram utilizados não apenas nos ambientes, mas também nas estruturas das construções.
Agora ele está de volta como tendência e surge repaginado. Mais contemporâneo, está sendo utilizado para separar ambientes, criando intimismo as áreas do lar.
Segundo a arquiteta Marcy Ricciardi, os cobogós são muito úteis na decoração dos ambientes. “Os cobogós são uma ótima opção para dividir e harmonizar ambientes sem sobrecarregar. É um bom artifício para ser utilizado em ambientes reduzidos, onde levantar uma parede apresentaria um resultado muito rígido”, conta.
A arquiteta destaca que os cobogós, além de bonitos, ainda são funcionais, pois dividem os ambientes e não prejudicam a iluminação e a visibilidade. “Hoje, o mercado disponibiliza diversos modelos, fabricados com materiais como madeira, cerâmica, acrílico, vidro e concreto. Além da função de quebrar a claridade solar, aproveitando a ventilação natural, os cobogós proporcionam um ambiente mais sofisticado e com ar retrô.”
Para sua aplicação, é necessário ter atenção com alguns cuidados importantes, como a proteção dos cantos vivos. “Além disso, o transporte precisa ser sempre realizado na posição vertical, para não comprometer o alinhamento da estrutura”, completa Marcy.
Fonte: Jornal Estado de Minas
0 Comments Leave a comment