Um estudo da empresa SurePayroll, realizado em 2017, mostrou que 2/3 dos gerentes afirmaram que funcionários remotos são muito mais produtivos do que aqueles in loco. Além disso, nos últimos 10 anos o percentual de pessoas que trabalham em casa saltou de 9 para 37%. Não à toa, o conceito de “escritório doméstico” e a procura por como montar um home office estão cada vez mais em voga.

Atualmente, dois anos depois, com certeza esses 37% de funcionários remoto aumentaram. Pare para pensar: quantas pessoas que você conhece hoje, além de você, trabalham nessa forma flexível ou pretendem trabalhar?

Agora, é a sua vez. No entanto, se você acha que, para montar seu próprio escritório, bastam uma mesa e uma cadeira, não é bem assim! Para seguir a linha de produtividade apontada pelos estudos, é preciso pensar no seu espaço de trabalho seguindo alguns critérios importantes.

Antes de montar o seu home office: você tem perfil para trabalho remoto?

O aumento da produtividade em casa é fato. Porém, é preciso ter uma espécie de perfil pra isso.

No trabalho externo, você tem uma organização comportamental (baseada no comportamento de massa) que ajuda no cumprimento de regras, produção, prazos e afins. Em casa, há muitas distrações, principalmente se você tem filhos ou animais de estimação.

Disciplina na hora de produzir, independente do local, conta muitos pontos a favor. Afinal, se você esquece prazos, atrasa no deadline e se atrapalha na autogestão, é muito provável que o home office não dê certo.

Mas, se você tem todos os atributos requisitados, pode seguir nossas dicas abaixo e começar a montar o seu home office e trabalhar remoto. 😉

Saiba quando começar e  quando terminar o trabalho

Priorize sua organização e sua saúde mental: determine um horário para seu expediente, de início e de fim.

Do contrário, você sem querer pode acabar trocando o dia pela noite ou trabalhar mais horas que o necessário, o que é fácil de acontecer quando ficamos muito tempo em casa e o dia parece voar. Ou seja, flexibilidade, mas nem tanto.

Mantenha o foco

Como dissemos, se livrar de distrações está no topo da lista. Por isso, separe um espaço da casa em que seja possível se isolar ao máximo de barulhos, como de TV, pessoas, trânsito intenso etc.

Trabalhar perto da janela é uma delícia, mas, se o movimento externo atrapalhar, invista em uma persiana.

A iluminação

A iluminação tem um papel fundamental no ambiente. Dependendo de como ela estiver disposta, podemos sentir sono, preguiça ou dificuldade na concentração!

Na hora de montar seu home office, dê preferência para um ponto de luz natural (como uma janela), se atentando para ele não refletir no monitor do computador ou deixá-lo muito escuro. À noite, aposte em um abajur de pé ou luminária para clarear a mesa de trabalho.

Muitos especialistas afirmam que luzes amarelas dão sensação de aconchego e descanso, enquanto as luzes brancas são mais funcionais e ideais para potencializarem nossa concentração. Que tal mesclá-las no ambiente?

Os móveis

Dá para brincar bastante com os móveis. Nichos vazados, por exemplo, são ótimos para decoração e/ou guardar livros.

Na hora de pensar na mesa, a criatividade chega com tudo: que tal usar uma porta para fabricar sua escrivaninha? Em lojas de material de construção você compra uma do tamanho desejado e ainda leva cavaletes para apoio. Depois, é só lixar e pintar na cor que preferir. Fica bem moderno e funcional!

Já com a cadeira, não dá para inventar muita moda: ela é primordial para o seu conforto diário, evitando dores na coluna ou problemas mais sérios de saúde.

As cores e paredes

O uso das cores claras, principalmente na parede à frente da mesa (se for o caso do seu home office), trará a sensação de um ambiente bem mais amplo.

Acontece que cada cor provoca uma percepção diferente para a pessoa que a contempla. Uma parede amarela está associada a energia e criatividade, enquanto o verde está relacionado à tranquilidade, por exemplo. Para entender melhor as cores e suas sensações, faça o download gratuito deste nosso material.

Quadros e lousas

Quadros possuem infinitas utilidades.

Além da decoração do home office em si, existem os quadros para escrever, em que é possível organizar tarefas, explicar uma ideia para alguém, anotar brainstorm e outros, transformando o espaço numa fonte criativa. Quadros brancos, quadros lousa e mesmo uma parede lousa inteira servem muito bem a esse propósito.

Abuse da tecnologia

Uma internet de desempenho razoável é o mínimo esperado para o funcionamento de um home office. Se você tiver muitos contatos externos, via Skype ou outro programa similar, por exemplo, a exigência aumenta.

Além disso, para deixar seu home office mais compacto e organizado (principalmente se você estiver compartilhando um determinado cômodo da casa), prefira equipamentos multifuncionais, como impressoras 3 em 1.

E o que falar de trabalhar em nuvem? É a melhor opção neste contexto; jogue o máximo de arquivos e aplicativos para um Cloud, pois isso vai lhe proporcionar uma flexibilidade muito grande. Se você for compartilhar seus arquivos com outras pessoas, essa solução é mandatória.

Mas, se você não quiser investir muito no início, uma opção ótima é trabalhar com o Google Docs.

Tome um banho e tire o pijama

Há pessoas que trabalham mais de 15 horas por dia como também existem pessoas que não conseguem trabalhar mais do que 2 horas. Para que isso não aconteça, além da organização recomenda-se que você utilize roupas confortáveis, mas não vinculadas ao descanso, como é o caso de um pijama.

Dessa forma, fica muito mais difícil se perder na procrastinação e na concentração.

E você, como pretende montar seu home office? Quais critérios considera essenciais? Vamos bater um papo aí embaixo, nos comentários. 😊