Dicas para criar uma sala de cinema em casa

Dicas para criar uma sala de cinema em casa

Neste período de restrições geradas pela pandemia, uma solução que muitas pessoas recorreram foi a de reformar a sala de estar para ter seu próprio cinema particular.

Se você está com saudades de ver um bom filme na telona mas sabe que o momento é de prevenção, fizemos um pequeno guia para te ajudar a criar uma sala de filmes incrível no conforto e segurança da sua casa. Vamos lá!

Escolhendo a TV

É claro que o primeiro investimento que vem à cabeça quando se pensa em cinema em casa é uma boa TV.

Escolhendo a TV

As telas com definição 4K já começam a ter preços mais atrativos. Se você pretende gastar mais, modelos OLED ou QLED entregam uma qualidade de imagem ainda mais impressionante. Vale a pena pesquisar os modelos com a tecnologia!

O tamanho também é um fator importante. Se algumas promoções podem levar ao impulso de comprar a maior tela possível no seu orçamento, é importante lembrar que esta não é uma escolha tão simples assim. Telas grandes são legais, mas é importante que ela seja proporcional ao tamanho da sua sala e à distância que você ficará da TV.

Também salientamos: tamanho de tela não é igual a qualidade de imagem. Então pesquise tecnologias, sistemas operacionais, tamanhos e, claro, preços antes de tomar a sua decisão!

Não subestime um bom sistema de som

Infelizmente, mesmo as melhores TVs muitas vezes entregam qualidade sonora aquém do desejado. Para o cinema da sua casa ser ainda mais imersivo, é interessante incluir um bom sistema de som no seu orçamento.

Em salas pequenas, os chamados 5.1 (com cinco caixas e subwoofer) são os mais indicados, mas nos últimos anos, dispositivos como soundbars têm oferecido ótima qualidade com menor investimento. 

Para salas realmente grandes, um equipamento 7.1, com sete caixas, é a melhor opção. 

Um sofá confortável é essencial

Com o isolamento social, muitas pessoas ficaram mais tempo em casa e perceberam a necessidade de trocar alguns móveis. E se você pensa em ter uma sala de TV super bem equipada, não pode se esquecer de um sofá confortável ou até mesmo poltronas reclináveis.

Além das dimensões, a escolha do material também é importantíssima. Enquanto o couro é muito valorizado e de fácil limpeza, os de tecido geralmente têm um toque mais suave e oferecem melhor conforto térmico, principalmente durante o período de altas temperaturas.

O apoio para os pés é outro detalhe que faz a diferença. Pufes ou modelos de sofás com chaises são boas pedidas para mais confortos em longas sessões de filmes ou enquanto maratona séries.

A importância de um sofá confortável

Não se esqueça da iluminação

Saudades do escurinho do cinema? Bem, se você deseja fazer sua sessão de cinema à tarde, é bom contar com uma cortina blecaute de qualidade. Mas não é só!

A iluminação também leva em conta a cor das paredes. Os tons mais escuros atrás da TV ajudam na imersão, destacando ainda mais a tela. 

Os tipos e a disposição das lâmpadas também ajudam a criar o ambiente perfeito. Abuse das luzes mais quentes, para criar um clima aconchegante que harmonize com a sua televisão.

Sem pipoca não é cinema

Não dá para esquecer dos comes e bebes! Afinal, um bom filme pede um balde generoso de pipoca. Ou sorvete. Ou chocolate. Ou aquilo que você preferir para garantir um bom momento!

E aí, o que achou das nossas dicas? Já criou o seu cinema em casa? Conta para a gente nos comentários!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *