Em períodos de chuva ou de seca prolongada, faça uma manutenção preventiva

O verão está próximo e os climas opostos causam preocupação a muitos moradores. Tanto as chuvas desta época como a possível seca podem ocasionar sérios problemas. Muitos deles devido à desorganização de infraestrutura das metrópoloes. Mesmo assim, muitos moradores podem tomar algumas providências para se protegerem. O profissional Geraldo Vitor cita alguns cuidados que podem ser tomados pelos moradores.

No período da seca, a sugestão é aumentar a capacidade de armazenamento da caixa d’água e ter um sistema para reaproveitamento da água da chuva. Também pode ser implantado planos para se economizar energia, como a instalação de toldos e películas escuras nas janelas. “Quanto menor o consumo e ventiladores e ar-condicionados, menor será o impacto no fornecimento de água”.

Já para o período de chuva, Geraldo orienta: “Além da manutenção de rotina para evitar infiltrações, checar as calhas e outras tubulações são maneiras simples para facilitar o escoamento da água. Conferir se as telhas estão firmes também evita sustos e transtornos que podem acontecer durante uma tempestade”.

Em alguns prédios mais antigos existem as bocas-de-lobo, ou melhor, os bueiros. Nesses casos, é necessário a retirada de detritos, folhas e outros volumes para desobstruir os materiais sólidos. Este procedimento evitará futuros prejuízos com o uso de materiais ou substâncias que podem gerar um prejuízo ao fluxo da água.

Já para os prédios que possuem garagens subterrâneas, é essencial que haja uma bomba extratora para a água que se acumula. “Grande parte dos transtornos vindos das chuvas é causada por ralos ou bueiros entupidos”, finaliza.

 

Fonte: Estado de Minas

 

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *