Comprar um apartamento é um sonho que envolve várias etapas até a entrega das chaves: a escolha do empreendimento ideal, todo o processo de pagamento ou escolha do financiamento, assinatura do contrato, entrega das chaves e a escolha dos móveis.

Porém, nem sempre as coisas acontecem nessa ordem e você pode adquirir o seu tão sonhado apartamento ainda na planta. É nessa hora que surge uma dúvida que permeia a cabeça de grande parte dos compradores nessa situação, especialmente os que querem um projeto de decoração único: escolher os móveis planejados antes da entrega das chaves ou não?

Com a palavra, o especialista:

A escolha dos seus móveis é algo muito pessoal e especial, principalmente se for o seu primeiro apartamento. É necessário tempo e planejamento. Antes de começar o processo, recomendamos que procure um bom arquiteto para te ajudar a definir vários itens dos seus móveis, como:

·         Estilo da decoração

·         Material dos móveis

·         Cartela de cores

·         Acabamentos

Graduado em arquitetura e urbanismo e em engenharia civil, com especialização na Techinion Israel Institute, Leonardo Rotsen conversou conosco sobre o tema e enfatizou a importância da cozinha como o primeiro cômodo a ser pensado quando falamos de planejar móveis antes da entrega das chaves. Assista ao vídeo:

https://blog.somattos.com.br/wp-content/uploads/2019/03/20190215-somattos-leonardo-60s-Baixa.mp4

Quando começar o processo?

A ansiedade é um grande inimigo na hora de comprar armários e outros móveis para a sua casa. Quando falamos de planejados, o assunto se torna ainda mais complicado. Aqui na Somattos primamos pela qualidade em cada apartamento, contudo pequenas variações podem acontecer entre a metragem da planta e a entrega final. São centímetros que podem fazer a diferença em móveis feitos sob medida.

Por isso, aconselhamos que você só comece o processo de compra de armários ou outros planejados entre 1 ano e 6 meses antes da data da entrega das chaves. Os projetos do apartamento são, sim, referência para fazer o projeto dos móveis, mas nada substitui a medição in loco para validar todos os tamanhos.

**
Enquanto isso, o que eu faço?**

Como dissemos, o seu arquiteto é um grande parceiro nessa hora. Enquanto o seu apartamento ainda passa pelas etapas da obra, é a hora de vocês pesquisarem. Busque o máximo de referências de produtos, acabamentos e estilos em blogs e sites como o Pinterest. Vá atrás também de informações sobre as empresas da sua região e formas de pagamento.

Alguns fornecedores têm a opção de compra programada. Você pode escolher no catálogo os móveis que deseja, combinar uma data de entrega e já começar a pagar. Essa é uma excelente opção para quem deseja diluir os gastos e garantir que um determinado item esteja disponível na hora de mobiliar.

Assim, até que chegue o tão sonhado momento de obras finalizadas e a chave nas suas mãos, você deve investir em pesquisa, controlar a ansiedade e se cercar do seu arquiteto. Aproveite para pesquisar e se planeje.

Você tem mais alguma dica para quem está comprando o imóvel na planta? Já passou pelo processo de compra de planejados antes da entrega das chaves? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua experiência.