Mulheres têm cada vez mais poder de decisão

Cada dia mais presente nas negociações da compra de um imóvel, as mulheres se destacam neste mercado. Por serem detalhistas e por se preocuparem sempre com o bem estar da família, elas se atentam para itens muitas vezes ignorados pelos homens.

Para completar, a atuação feminina não está presente somente na escolha do imóvel, mas, em todo o Brasil, tem aumentado o número de mulheres que solicitam financiamentos.

O consultor imobiliário Márcio Tavares Lanna explica que há cerca de cinco anos, as mulheres são as responsáveis por uma média de 30% dos contratos imobiliários fechados. “Buscamos enxergar a necessidade da cliente para oferecer um atendimento diferenciado. Mais da metade da equipe é formada por mulheres, então temos expertise para lidar com elas”, conta o especialista.

Segundo o profissional, no momento da escolha de um imóvel, as mulheres têm uma visão diferente da dos homens. Elas avaliam a localização, de modo que seja mais prática para o dia a dia, como ter por perto a escola dos filhos e locais de compras, por exemplo. Elas também se atentam para a medida do imóvel e para o número de armários. “Enquanto as mulheres estão em busca de mais praticidade, os homens estão mais preocupados com valor do imóvel, condomínio, IPTU, condição de pagamento e número de vagas de garagem”, ressalta Márcio.

Ele ainda explica que para comprovar o aumento das mulheres nas negociações imobiliárias, basta checar o número de financiamentos aprovados, pois elas passaram a facilitar a compra em família por terem renda própria. “Na maioria dos casos, a renda do homem e da mulher entram compartilhadas, então a negociação é feita em conjunto para facilitar a aprovação do crédito”, relata Márcio.

Ressalta-se que segundo dados da Caixa Econômica Federal, quase 40% dos financiamentos imobiliários no Brasil têm a participação feminina, ou sozinha ou para completar a renda do marido.

 

Fonte: Estado de Minas

 

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *