O processo de restauração de um monumento histórico tombado merece destaque. O patrimônio de BH, por si só, têm grande relevância – seja ela social, histórica, arquitetônica ou mesmo afetiva.

Conservar esses bens, que estão intimamente ligados à identidade local e do povo que ali vive, significa manter viva a história que carrega uma eminente importância cultural. Em Belo Horizonte, a Patrimar e a Somattos vivenciam isso na prática: as construtoras estão revitalizando prédios tombados do Comércio do Conjunto, no bairro Funcionários, construído na década de 1940.

Logo atrás dos prédios tombados, ergue-se o Home Residence.

O projeto é uma contrapartida para a construção do Home Residence, empreendimento incorporado pelas duas empresas. A previsão de conclusão das obras é em março de 2020, junto com o prédio.

Beatriz Maria Fonseca, conservadora-restauradora envolvida na revitalização.

De acordo Beatriz Maria Fonseca, conservadora-restauradora envolvida na revitalização feita pelas construtoras, os detalhes são muitos e merecem atenção. “As ações de restauro envolvem um apurado diagnóstico do estado de conservação para que as estruturas fiquem aptas ao uso atual, integrando passado e presente”, conta. O processo de conservação das peças baseou-se nas diretrizes do Memorial Descritivo do Projeto de Restauro aprovado pelo órgão de proteção do patrimônio cultural de BH.

Detalhes que compõe o prédio histórico, patrimônio de BH

Janelas com vidro tipo fantasia restauradas.

Beatriz conta, ainda, que muitas peças originais foram devidamente tratadas e mantidas. Esquadrias metálicas e de madeiras, fechaduras e dobradiças, bem como muitos vidros tipo fantasia que não são produzidos mais, são exemplos. Durante todo o processo, foram restauradas muitas peças originais, como o piso hexagonal vermelho, as janelas de duas ou três folhas com venezianas de vidro, inúmeras portas, fechaduras e as cores das fachadas.

Detalhes que compõe o prédio histórico, patrimônio de BH

Detalhes como esta maçaneta da época foram preservados.

Detalhes que compõe o prédio histórico, patrimônio de BH

Entre os itens restaurados, está o piso hexagonal vermelho.

Os imóveis comerciais do prédio já estão disponíveis para venda (confira mais informações no site do empreendimento). Acompanhe o status de reparo do patrimônio pelas redes sociais da Somattos, no Facebook e Instagram, e observe o encontro da rua Padre Marinho com a av. Brasil, em BH. 😉