Plantas em suportes pequenos são uma boa opção para enfeitar a casa

As plantas trazem frescor e beleza a qualquer ambiente da casa, e se engana quem pensa que precisa de muito espaço para poder aderir aos vegetais. Algumas espécies podem ser cultivadas em suportes bem pequenos, mesmo a área para as raízes crescerem sendo modesta e a quantidade de substrato pouca. Para isso, você precisa optar pela espécie certa e tomar os cuidados adequados.

Veja a seguir algumas dicas e as melhores espécies para este tipo de plantio.

Que espécie plantar?

As mini orquídeas, as violetas e as suculentas como a calanchoê e a rosa-de-pedra têm tamanho ‘final’ não muito grande e conseguem viver bem em vasos pequenos. Por outro lado, caso queira plantar uma folhagem em um suporte de pouco volume, o dinheiro-em-penca é uma boa opção, mas, nesse caso, você deve realizar podas para que ela não cresça demais.

Onde colocar o vasinho?

Um suporte pequeno (ou vários deles) pode ser colocado em qualquer lugar da casa, contudo a necessidade de luz de cada espécie deve sempre ser respeitada. Por exemplo, a violeta precisa ficar em local com bastante luminosidade, mas protegida do sol direto para que as folhas não queimem. Já o dinheiro-em-penca pode ser cultivado à meia sombra.

Vale improvisar o suporte?

Potes, latas, canecas e fundos de garrafas PET se transformam em suportes eficazes para sua planta, mas o ideal é que esses vasinhos improvisados tenham um furo em suas bases. Assim o excesso de água da rega ou das chuvas (no caso do recipiente ficar numa área externa descoberta) sai pelo orifício e você não corre o risco de “afogar” a plantinha.

 

Fonte: Uol

 

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *