O italiano Almicare Savassi abriu sua padaria na capital mineira nos anos de 1930 e, com o tempo, o nome começou a “pegar” na região. Hoje, ela é uma das mais amadas pelos mineiros e pelos turistas de passagem por BH. Não por acaso, são muitos os que dizem que gostariam de morar na Savassi.

Em Belo Horizonte, é uma das poucas áreas que reúne lazer, mobilidade e conveniências de um jeito tão bem amarrado. Ela, que inclui, além do bairro de mesmo nome, o Funcionários, tem atrações mais que especiais, sendo considerado o pedaço mais charmoso de BH. Por isso, melhor que simplesmente passear pela Savassi, é aproveitá-la por inteiro.

Quer conhecer melhor o que o bairro tem a oferecer? Confira a nossa lista com 4 vantagens para você morar na Savassi!

1. Sair de casa sem sair do bairro

Uma coisa é fato: cumprir praticamente todas as obrigações da nossa rotina fica muito mais fácil quando estamos na Savassi.

Tudo o que a gente precisa está lá: shoppings (dos pequenos aos grandes, como o Feira Shop, o Shopping 5ª Avenida e o Pátio Savassi), farmácias, bancos variados, restaurantes e lanchonetes. Também há livrarias, bares, cafeterias, supermercados, academias e dezenas de lojas encantadoras, dos mais diferentes segmentos.

Ou seja, quem mora na região sequer precisa sair de lá para poder consumir algum serviço. Ou mesmo usar o carro: já percebeu a quantidade de pessoas nas ruas da Savassi indo a pé até para o trabalho?

2. (Mais) tempo para você aproveitar seu dia

Se você pode fazer tudo a pé pelo bairro, já economiza aí um bom tempo do seu dia. Mas, se quiser se deslocar para outras regiões, tudo bem: a localização privilegiada da Savassi proporciona acesso fácil para BH inteira.

A rede de avenidas que a entrecorta pode deslocar você tanto para os demais bairros, quanto para fora da capital, como no sentido das cidades históricas mineiras. Além disso, o transporte público concentrado por lá oferta várias linhas de ônibus.

Vias de acesso

Duas das principais avenidas de BH, a Getúlio Vargas e a Cristóvão Colombo, são parte importante da Savassi.

A região também está bem próxima do centro, da Área Hospitalar e colada com outros bairros da Zona Sul. O Santo Antônio, São Pedro e Lourdes são alguns deles.

3. Bate-perna com lazer

Nunca é demais falar que dá para andar bastante a pé pela Savassi. E fazer isso passando pelas praças, cafeterias charmosas, pubs e outros, ao mesmo tempo que faz uma atividade física, é uma delícia!

Alguns dos melhores bares e restaurantes de BH estão na Savassi, assim como casas noturnas e a maior concentração de variedade gastronômica.

Confira algumas dicas de visita:

Para a manhã: Praça da Savassi

Pela manhã, é possível tomar um delicioso café da manhã no Café 3 Corações, na Praça da Savassi, sob a sombra refrescante de uma sombrinha na mesa. Depois, é só seguir para compras nas lojas ao redor do local, que ocupa alguns quarteirões desta que é uma das regiões mais movimentadas do bairro.

Para o almoço: Café com Letras

Pertinho da Praça da Savassi, na rua Antônio de Albuquerque, uma excelente parada para o almoço está no Café com Letras. Meio cafeteria, meio livraria e meio restaurante, a casa oferece ambientes aconchegantes com vários livros para “degustação” e compra, um cardápio diversificado e uma trilha sonora única – geralmente regada a muito jazz.

Quase sempre há fila de espera para uma mesa, mas vale a pena aguardar.

Para um pouco de arte à tarde: Errol Flynn

Na rua Alagoas fica a filial belo-horizontina da galeria de arte Errol Flynn, que reúne importantes nomes da pintura e escultura. Claudio Tozzi, Fernando Lucchesi, Sérgio Telles e Yara Tupinambá são alguns deles.

Eclético, o espaço compila obras de diferentes estilos e vertentes. Além de exposições, você pode participar de leilões de obras.

Ótimo ponto para relaxar e absorver um pouco da história da arte.

**

Para o happy hour e diversão: Jack Rock Bar**

O Jack Rock Bar é, desde 2003, referência no cenário rock da capital mineira. Dentro de um ambiente totalmente estilizado, ele transporta o público para uma atmosfera genuinamente rock n’ roll. O palco da casa recebe toda semana grandes shows em homenagem aos grandes mestres do gênero.

Não por um acaso, o Jack já foi eleito pela revista VEJA BH, mais de uma vez, como o lugar com “Melhor Música Ao Vivo” de BH.

4. Cultura à vontade

Como deu para perceber com alguns exemplos, a riqueza cultural é um dos destaques da Savassi.

A Praça da Liberdade, além de estar entre quatro importantes avenidas, compila o famoso Circuito Cultural da região, formado por museus, cafés e espaços para oficinas, shows musicais, peças teatrais e outros eventos.

As construções, de diferentes inspirações, por si só já são um bom exemplo de arte a se contemplar. Projetados por Oscar Niemeyer entre 1950 e 1960, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e o Edifício Niemeyer têm todo um estilo próprio do famoso arquiteto, enquanto o prédio conhecido como Rainha da Sucata (que abriga atualmente o Museu das Minas e do Metal) vem do visual pós-moderno.

Ainda na praça, é comum encontrar outras programações culturais ao ar livre para todas as idades! Não é à toa que, aos fins de semana, o lugar fique lotado de famílias.

Se você gosta do bairro, saiba que a Patrimar e a Somattos Engenharia estão oferecendo com uma oportunidade única para você morar por lá: é o Epic Savassi, o maior empreendimento, no melhor ponto da região mais charmosa da cidade.

Além da localização, conheça todas a suas exclusividades em www.epicsavassi.com.br.